
Qualquer pessoa pode participar.
O Fiscalize em 1 Minuto é um incentivo ao exercício do controle social, aquele que os cidadãos são os fiscais da administração pública.
Participe!

1. Apresentação
1.1. O “Fiscalize em 1 minuto” é um concurso de vídeos de curta metragem promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.
1.2. O tema do concurso é “Ouvidoria - Instrumento de democracia participativa e controle social”.
1.3. O concurso tem como objetivo promover ações participativas com a comunidade em geral, estimular a participação cidadã no acompanhamento da gestão dos recursos públicos e aproximar o Tribunal de Contas da sociedade civil organizada, por meio da produção independente de vídeos curta metragem.
1.4. Os vídeos inscritos deverão ter no máximo 1 (um) minuto de duração, serem gravados em aparelho celular e autorizados pelo autor, de modo que estejam disponíveis para livre visualização e reprodução ao público em geral, podendo ser exibidos de forma pública e gratuita nos meios possibilitados pelo TCETO e outros parceiros em campanhas e eventos que promovam a conscientização para o controle social e o combate à corrupção.
1.5. Os vídeos deverão apresentar narrativas que promovam a conscientização para a participação social e o exercício da cidadania, fiscalização da aplicação dos recursos públicos, importância da Ouvidoria como instrumento de controle social e de denúncia de irregularidades através dos canais de acesso da Ouvidoria do TCETO (site, telefone, whatsapp, e-mail e/ou presencial).
1.6. Os 03 (três) melhores vídeos serão premiados e poderão ter seus vídeos compartilhados nas redes sociais do TCETO.


2. Categorias
2.2 A autoria dos vídeos pode ser individual ou coletiva, envolvendo várias pessoas na equipe, mas contendo apenas um coordenador por projeto, que receberá o prêmio em nome do grupo.
3. Condições para inscrição e participação
3.3. Cada participante poderá concorrer com até 2 (dois) vídeos produzidos, sendo apenas um vídeo com direito a classificação e premiação.
3.8. Os vídeos deverão ser postados com acesso gratuito e livre no Instagram (reels), Tiktok ou Youtube (shorts), devendo ser informado o link de acesso ao vídeo no formulário de inscrição.
3.14.1 Não respeitarem o tema do concurso, os formatos ou não atenderem as especificações deste edital;
3.14.2. Estiverem corrompidos ou impossibilitado de ser visualizado por má qualidade ou qualquer outro motivo;
3.14.3. Vídeos criados por meio de inteligência artificial ou efeitos visuais computadorizados.
3.14.4. Não respeitarem o disposto nos itens 7.1 e 7.2 deste edital.

4. Inscrição
4.2. O vídeo deve ser identificado da seguinte forma: “Fiscalize em 1 minuto TCETO – nome do participante”.
5. Avaliação e seleção de vencedores
5.2. Os vídeos serão classificados de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
5.2.1. Aderência ao tema;
5.2.2. Qualidade do roteiro (originalidade, criatividade, clareza, coesão e objetividade);
5.2.3. Qualidade de áudio e vídeo.
5.3. A Comissão Julgadora selecionará, a seu critério, os 3 (três) melhores vídeos para premiação, cabendo a escolha do 1º, 2º e 3º colocados de acordo com pontuação máxima atingida, respectivamente.
5.4. Em caso de empate pelas notas atribuídas, caberá a escolha de desempate pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins ou pessoa por ele indicada.
5.5. A decisão da Comissão Julgadora é soberana e irrevogável, não suscetíveis de recursos ou impugnações.


6. Premiação
6.3. Os prêmios consistirão em:
• 1º LUGAR: 1 Aparelho Celular Apple Iphone 16;
• 2º LUGAR: 1 Aparelho Kindle Paperwhite;
• 3º LUGAR: 1 Aparelho Kindle Paperwhite;
7. Ética, direitos autorais e de imagem
7.2. Não serão aceitos vídeos que consistirem em plágio ou flagrante desrespeito aos direitos de terceiros.
7.3. Cada participante é responsável pelo conteúdo de seu vídeo.
7.4. Cada participante é responsável por obter consentimento de pessoas filmadas, isentando o Concurso de qualquer responsabilidade referente aos direitos autorais de trilhas e imagens ou propriedade intelectual, de modo que o promovente do Concurso não se responsabilizará por reclamação ou queixa com relação aos direitos de imagem de pessoas filmadas que apareçam nos vídeos a serem publicados ou exibidos. Essa responsabilidade será única e exclusiva do(a) autor(a) do vídeo.


8. Considerações Finais
8.2. Os dados pessoais dos participantes não serão utilizados para qualquer outra finalidade além das previstas neste Regulamento, como análise pelos responsáveis pela apuração e envio dos vídeos para os canais de mídia de divulgação.
8.3. O responsável do participante menor de 18 (dezoito) de anos, ao realizar sua inscrição, declara a sua autorização para que o menor participe do concurso.
8.4. As datas estabelecidas nesse regulamento poderão ser alteradas, a critério do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Nessa hipótese, será dada publicidade das alterações feitas, por meio da página do site de inscrição do concurso.
8.5. O promovente do Concurso poderá, a qualquer tempo, se julgar necessário, alterar as regras deste regulamento, assim como substituir qualquer um dos prêmios, mediante comunicação na página de inscrição do concurso e meios de comunicação do TCETO.
8.6. O promovente do Concurso não se responsabilizará com as despesas referentes a transporte, hospedagem, material de consumo e quaisquer outras necessárias para a participação dos concorrentes nas etapas do concurso.
8.7. O promovente do concurso não será responsável por prejuízos e danos através de atividades incorretas dos participantes.
8.8. Todos os materiais recebidos não serão devolvidos, passarão a compor o banco de dados do TCETO.
8.9. Os casos omissos não previstos neste edital ou referentes a interpretação de seus dispositivos serão julgados pela Comissão Organizadora.