Governança e Tecnologia
Focado nos desafios e oportunidades do mundo tecnológico, o projeto do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), que tem início no dia 7 de outubro, foi todo reformulado neste ano, para levar aos gestores e sociedade novos conteúdos por meio de palestras, estações de trabalho, carretas de tecnologia com computadores para capacitações e orientações.


Apresentação
O maior projeto de capacitação de gestores e sociedade, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, chega a sua 12ª edição: o Agenda Cidadã. Neste ano, a metodologia foi alterada para permitir maior troca de informações entre as equipes do TCE/TO e os representantes dos 139 municípios tocantinenses. Assim, as palestras continuam na programação, ao mesmo tempo em que estandes de diversas áreas permitirão resolver dúvidas e analisar questões específicas de cada cidade. Paralelamente, acontecerão, ainda, oficinas de informática nas carretas de tecnologia da Federação das Indústrias – FIETO, parceira do projeto.
Não por acaso, o tema central deste Agenda Cidadã é “Governança e Tecnologia”, duas diretrizes que perpassam todo o trabalho do TCE/TO e que buscamos também disseminar junto às unidades gestoras.
A governança no setor público, como define o Tribunal de Contas da União, compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. É isso que todos nós, Tribunal e jurisdicionados, devemos buscar: atender os anseios dos cidadãos.
A tecnologia é outra questão essencial, pois é preciso que as administrações públicas e o próprio TCE/TO busquem se modernizar para prestar serviços cada vez melhores e mais ágeis. No caso da Corte de Contas, há várias inovações em curso, como o aplicativo TCE + Digital, que permite o acesso rápido e fácil às principais ferramentas do Tribunal por meio do celular. Entendemos que não basta sermos apenas digitais, temos que ser acessíveis e divulgar cada vez mais os trabalhos da Corte de Contas para a sociedade, com ações efetivas
O TCE + Digital também é uma excelente forma dos gestores acompanharem a tramitação dos seus processos. Basta autenticar o aparelho no sistema que o próprio aplicativo envia alertas sobre pendências ou sobre a inclusão de processos na pauta do Pleno ou das Câmaras, por exemplo.
Outro ponto a destacar é que, ao mesmo tempo em que leva orientações aos gestores e sociedade, o Tribunal de Contas também tem feito sua própria lição de casa. Prova disso é o projeto TCE + Ação, que busca desenvolver ações de qualificação para membros e servidores, por meio de capacitações com profissionais de reconhecida experiência no âmbito nacional e internacional. Precisamos nos qualificar cada vez mais para prestar um bom serviço à sociedade.
Conselheiro Severiano Costandrade
Presidente
Cronograma

Dia 7 - Gurupi (4ª Relatoria)
Centro de Convenções Mauro Cunha
Dia 10 - Porto Nacional (3ª Relatoria)
Auditório do Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira
Dia 21 - Paraíso (6ª Relatoria)
Auditório Solar Acqua Park
Dia 24 - Guaraí (1ª Relatoria)
Câmara Municipal
Dia 31 - Araguaína (2ª e 5ª Relatorias)
Espaço Festa

Programação
CREDENCIAMENTO – 8h às 8:30
ABERTURA com palestras orientadas modelo TED - 15 min
Conselheiro Presidente
Procurador-Geral de Contas
Relator
Prefeito (Cidade/Polo)
Relatoria (Casos de Sucesso)
Fieto
Sebrae
Energisa
Controle Externo - TCE
SICAP - Ferramenta de Apoio à Gestão
CADUN - Cadastro Único
SICAP - Atos de Pessoal
Plano de Mobilidade Urbana e Acessibilidade - TCE
Portal da Transparência - CGE
Ouvidoria: Canal de Comunicação com a Sociedade - TCE
Sistemas de Ouvidorias do Poder Exec. Federal (E-OUV) - CGU
Conselho de Contabilidade – CRC
Fundamentos do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público - TCE
Intervalo 12h às 14h
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS
Orientações RelatoriaAtendimento exclusivo aos municípios de sua responsabilidade, previamente agendados.
Horário: 14h às 16h
Orientação específica sobre Planejamento Estratégico
Palestrante: Carlos José de Assis Junior
Horário: 14h às 16h
CARRETAS FIETO
SICAP LCO – Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública - Licitações Contratos e Obras (Orientação para 2 servidores por município)
Horário: 9h às 12h
OFICINA - Compras públicas (Como fortalecer a circulação de dinheiro público gerando emprego e renda)
Horário: 14h às 16h
CARRETAS/ENERGISA
Orientação por município
Horário: 14h às 16h
DIRETORIA TI
Sistemas do TCE/TO - Atendimento e orientação
Horário 14h às 16h
OBS: A programação detalhada sofrerá variações conforme necessidades institucionais.