Ir direto para menu de acessibilidade.

Banner MPC 2017 Emissao 01

Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Portal do TCE conta agora com ferramenta de acessibilidade
Início do conteúdo da página
Segunda, 30 Maio 2016 00:00

Portal do TCE conta agora com ferramenta de acessibilidade

O software é voltado para deficientes auditivos, visuais, entre outras 

 

O Portal do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (www.tce.gov.br) inova e traz acessibilidade para uma parcela da população. O software especializado garante acessibilidade de forma dinâmica e em tempo real para o atendimento a pessoas com deficiência auditiva, surdos, pessoas com deficiência visual parciais, pessoas com baixo letramento, idosos e, em alguns casos, pessoas com deficiência intelectual.

 

Com apenas um clique na ferramenta localizada na página principal, o software é capaz de traduzir textos do português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e de converter português escrito para voz falada. A solução que já é utilizada em portais de universidades públicas e em órgãos públicos, não necessita de instalação de plug-ins ou qualquer tipo de aplicativo.

 

Para o diretor de informática do TCE/TO, Francisco de Assis, a inclusão do sistema no Portal vem possibilitar um nível maior de acessos à página por atingir, também, pessoas que necessitam de acessibilidade.

A implementação do sistema no Portal do TCE/TO obedece ao Decreto Federal 5.296/2004. Em seu artigo 5, estabelece: “Os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Lido 599 vezes Última modificação em Segunda, 30 Maio 2016 13:28
Fim do conteúdo da página