Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Curso aborda Regime Próprio de Previdência
Segunda, 09 Dezembro 2013 10:18

Curso aborda Regime Próprio de Previdência

Prefeitos e representantes de Institutos de Previdência participam da capacitação

Cerca de 70 pessoas, entre prefeitos, presidentes de Fundos ou Institutos de Previdência e servidores do TCE/TO participam, nesta segunda, 9, do curso sobre Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A capacitação é realizada na sala 17 do Instituto de Contas 5 de Outubro e é voltada para as prefeituras que têm regime próprio de previdência.
O objetivo é orientar sobre a legislação do RPPS e evitar erros e prejuízos aos cofres públicos. Durante a abertura do evento, o presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes, destacou a importância da orientação e falou sobre as ações de fiscalização do Tribunal: "Este é o último curso do ano, aproveitem e tirem as dúvidas. Em 2014 o Tribunal vai intensificar as fiscalizações nos fundos e institutos."

O instrutor é o atuário, registrado no Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Antônio Mário Rattes de Oliveira. Ele é também um dos autores do livro "Análise Atuarial da Reforma da Previdência do Funcionalismo Público da União."

Atuária
O Atuário é o profissional capacitado para analisar e administrar riscos. Segundo o IBA "o atuário deve ser um profissional que, com base em conhecimentos sólidos e atualizados, seja capaz de abordar com habilidade os problemas usuais de sua área de atuação - a gestão de riscos puros e especulativos. Deve ter ainda a capacidade de buscar dados e informações para a solução de problemas envolvendo novos riscos e, identificando-os, ser capaz de mensurá-los e modelá-los."